A Fisioterapia é a ciência da saúde que estuda, diagnóstica, previne e trata os distúrbios do movimento humano decorrentes de alterações de órgãos e/ou sistemas. Como processo terapêutico utiliza conhecimentos e recursos próprios, com base nas condições psico-físico-social, tendo por objetivo promover, aperfeiçoar ou adaptar o indivíduo a melhor qualidade de vida. Para que o profissional eleja os procedimentos que serão utilizados, ele terá que proceder à elaboração do diagnóstico Cinesiológico Funcional, identificando a abrangência da disfunção, e acompanhando também a reposta terapêutica aos procedimentos indicados.
Conheça alguns procedimentos da Fisioterapia à sua disposição:
• Cinesioterapia – Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento dos músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas aos sistemas nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos.
• Eletrotermofototerapia – Procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o LASER, TENS, dentre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.
• Mecanoterapia – Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, potencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
• Recursos manipulativos – São abordagens terapêuticas visando à mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos, fáscias e trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos.
• Hidroterapia – Procedimento feita no ambiente aquático.
• Termoterapia – Procedimento com administração de modalidades biotérmicas.
• Crioterapia – Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e luxações.